Observatório da Qualidade no Audiovisual

Grupo de Estudos e Pesquisa Mídias na Educação – UFPE

O Grupo de Estudos e Pesquisa Mídias na Educação faz parte de um esforço coletivo de investigação que visa compreender a implantação e os resultados do Programa Mídias na Educação, curso de especialização voltado aos professores das escolas públicas do país, subsidiado pelo governo federal, que se configura como uma política pública para atender a demanda por formação continuada voltada ao uso da comunicação, suas linguagens e suas tecnologias em projetos educativos. Esta pesquisa em particular volta-se para a análise das mais de 500 monografias defendidas entre os anos de 2010 e 2013 por professores da rede pública dos Estados de São Paulo. Nestas monografias os sujeitos sistematizaram suas experiências em projetos pedagógicos a partir de uma perspectiva educomunicativa, refletida no curso. Trata-se de identificar a recorrência de seus objetos de estudo, seus embasamentos teóricos e as relações que teceram entre suas atuações como educadores e a comunicação. Como metodologia procede-se à identificação de categorias com base nos resumos, títulos, palavras-chave e bibliografia que indiquem objetos, abordagens e embasamentos teóricos dos diversos autores. A partir dessa categorização serão selecionadas monografias típicas, que compõem um corpus que permite perceber as relações tecidas entre os educadores e o campo da comunicação bem como, acreditamos, visualizar um quadro desta relação nas escolas. Trata-se de avançar na compreensão dos entraves e facilitadores da implementação de projetos de comunicação e educação, pensados dentro do Mídias na Educação como intrinsecamente horizontalizados, em espaços educativos formais que são marcados pela hierarquização das relações.

Líder do projeto:

Patrícia Horta Alves

Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8141946096410861
Livro publicado pelo grupo: http://www.grupeci.fe.ufg.br/up/693/o/RE61a.pdf

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar

Redes Sociais

Siga o #Observatório!