Observatório da Qualidade no Audiovisual

Perfect

Perfect é uma fanfic com trinta e cinco capítulos publicados no site Spirit Fanfiction. A história se baseia nas personagens Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio), da vigésima quinta temporada da telenovela Malhação intitulada Viva a Diferença (2017-2018, TV Globo).

Ainda em aberto na plataforma, a fanfic foi escrita entre 3 de janeiro e 3 de fevereiro de 2018 pelo user LikeGirlsGirls. Com poucas informações em seu perfil, esta é a única história escrita pela usuária que se identifica como Rebeca. Apesar disso, percebe-se na mesma página que LikeGirlsGirls acompanhou outras fanfics envolvendo o ship Limantha de Malhação, como pode ser identificado marcações de “histórias favoritas” na aba Atualizações do usuário.

Perfil da autora no Spirit

 

Para sistematização das fanfics do site e organização de buscas, o Spirit oferece opções de categorização como gênero, classificação etária e criação de tags. Como gênero, a autora enquadra Perfect como romance e novela, LGBT e família revelando temáticas que serão abordadas ao longo dos capítulos. As tags escolhidas estabelecem relação com o cânone: Malhação, Limantha, Lica e Samantha, as personagens que protagonizarão a história principal da fanfic. Não recomendada para menores de 18 anos, LikeGirlsGirls coloca como avisos na página inicial os temas: álcool, bissexualidade, homossexualidade, linguagem imprópria e sexo.

Perfect foi iniciada ainda quando a temporada Viva a Diferença de Malhação estava no ar, motivada pela aproximação das personagens Lica e Samantha na ficção televisiva. A história, que teve mais de cem mil visualizações até maio de 2019, tinha o mesmo ponto de partida do plot Limantha no cânone: a balada Paz & Amor e buscou explorar com mais cores a formação de um relacionamento entre as duas, tendo em vista temáticas relacionadas ao universo lésbico e bissexual.

A sinopse da fanfic já demonstra o caráter romântico que será proposto: “Você já se apaixonou pela pessoa que você nunca imaginou amar? Já sentiu atração por alguém que nunca imaginou sentir? Mas e se tudo isso, de repente. Se torna-se perfeito! ‘Nem sempre os melhores casais são aqueles que estão na cara.’

Segundo Jenkins (2012), existem pelo menos cinco elementos que motivam a escrita de fanfics. Em Perfect identificamos dois deles: as sementes e os potenciais. As sementes são pedaços de informação introduzidos na narrativa para indicar um mundo maior que não é completamente desenvolvido na história (JENKINS, 2012). Assim como em outras histórias analisadas pelo Observatório, como For You, um exemplo desta semente é a expansão do núcleo familiar e íntimo de Samantha, que no cânone, por ser coadjuvante, acaba tendo pouco espaço. Desta forma, ao lermos o ponto de vista de Samantha, somos apresentados a uma vida da personagem de forma mais íntima, sua relação com os pais, amigos, empregados, seus medos, anseios, desenvolvendo outras nuances.

Trecho do capítulo 5, Together

 

Já a motivação potencial, que se refere às projeções sobre o que poderia ter acontecido além dos limites da narrativa cânone (JENKINS, 2012), destacamos as cenas reimaginadas como na balada Paz & Amor, onde as duas trocam um “selinho”, na sequência da fanfic há uma troca de mensagens com convite para se verem novamente.

Também pode-se identificar questões ligadas ao passado das personagens, como a inserção de Guilherme, ex-namorado de Samantha que volta para São Paulo a fim de conquistá-la novamente e, dessa forma, atrapalhando o relacionamento das duas.

 

Dimensões da competência midiática

  • Linguagem:

Nos estudos de Ferrés e Piscitelli (2015) sobre competência midiática, a dimensão da Linguagem envolve, dentre outras habilidades, a de modificar produtos pré-existentes conferindo-lhes novos significado. Desta forma, podemos afirmar que a própria criação de fanfics já carrega esta dimensão, uma vez que a partir da perspectiva de Jenkins, para tal elaboração é exigido um amplo conhecimento sobre o cânone para realizar-se a produção da história.

A história se passa na mesma temporalidade da telenovela, numa elaboração potencial da história que alterna os pontos de vista de Lica e Samantha para narrar os fatos. Os títulos de cada capítulo seguem o conceito do título da história, sendo todos em inglês e relacionados a fatos que ocorrem nos mesmos.

Títulos dos capítulos de Perfect

 

As intertextualidades também estão presentes em alguns momentos da narrativa. De brincadeiras internas do fandom como Tina (Ana Hikari) ser madrinha de Limantha, ao uso de memes como “sinto cheiro de couro”, inspirado em Nazaré Tedesco, personagem de Senhora do destino (2004, TV Globo). Também encontram-se citações a série pós-apocalíptica The walking dead (2010-atual, AMC) e a ships como CamRen, entre Camila Cabello e Lauren Jauregui do grupo musical de pop Fifth Harmony são presentes. Tais intertextualidades também repercutem nos comentários.

 

Trecho do capítulo 9, Support

 

Comentário de um leitor acerca da citação do ship Camren

 

Desta forma, percebemos o ganho que fanfic tem em relação a trama televisiva ao estabelecer relações de sentido com elementos externos que não poderiam ser citados no cânone.

  • Ideologia e valores

Nos estudos de competência midiática, Ideologia e Valores é entendida por Ferrés e Piscitelli (2015) como a dimensão que trata da elaboração e modificação de produtos para questionar valores ou estereótipos presentes nas produções midiáticas. Nesse sentido, a fanfic se insere neste debate principalmente por expandir a história de um casal homoafetivo e não-protagonista da trama televisiva. Perfect busca repercutir o romance de Lica e Samantha com base na representatividade que, até então, não havia sido explorada em outras temporadas de Malhação.

O preconceito é um dos pontos centrais da narrativa que busca contrapor o discurso homofóbico de Edgar (Marcello Antony) a aceitação e compreensão de Marta (Mallu Gali), ambos pais de Lica. Nas notas do autor do capítulo 5, Together a autora expõe sua motivação para inserir a temática dentro da história.

Notas do autor do capítulo 5, Together

 

Ainda que a escrita seja polida, na fanfic, são narradas cenas maior apelo sexual que, no cânone, em razão de horário e adequações ao público, não seriam possíveis. Tal intensidade e diferença é pontuada pelos leitores nos comentários.

Comentário de um usuário no capítulo 7, Feelings explosion

 

Por fim, outras questões são levantadas na fanfic como o machismo em algumas cenas do personagem MB (Vinicius Wester), porém apenas de forma superficial.

  • Estética

A dimensão da Estética, segundo Ferrés e Piscitelli (2015), é a envolve a capacidade de produzir mensagens criativas, bem como se aproveitar e transformar produções artísticas, visando potencializar a criatividade, experimentação e a sensibilidade estética. Nesse sentido, a autora apenas faz uso de uma imagem para ilustrar a capa de sua fanfic.

Sem qualquer montagem gráfica ou inserção de letreiros, a imagem é uma captura de cena de Malhação que mostra o casal Limantha juntos na balada Paz & Amor, os capítulos também não têm capa ou uso de outros recursos gráficos.

Imagem de capa da fanfic Perfect

 

Trecho do capítulo 23, Cliché

 

Desta forma, a autora busca usar pouco os recursos gráficos disponíveis na plataforma, lançando mão apenas de recursos de formatação para demarcar mudanças de temporalidade em sua fanfic como acontece nos flashbacks demarcados em itálico.

Por Léo Lima

 

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar

Redes Sociais

Siga o #Observatório!