Observatório da Qualidade no Audiovisual

Universitários: Ações formativas

Observatório da Qualidade no Audiovisual

O Observatório da Qualidade no Audiovisual é um espaço de discussão sobre a produção audiovisual contemporânea veiculada na televisão e em outras plataformas de convergência. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que visam a curadoria, análise, crítica e produção de conteúdos audiovisuais de qualidade. Nesse sentido, procuramos refletir, referenciar e construir um repertório de boas práticas no meio audiovisual, que discuta aspectos da qualidade que interessam ao debate sobre a importância do audiovisual e da literacia midiática no entendimento das relações entre produção, interação, circulação e consumo na sociedade contemporânea.

Mediabox

Projeto de formação de futuros profissionais por meio da prática da análise e crítica cultural. Os alunos da graduação e pós-graduação são colunistas que escrevem semanalmente estudos de caso que refletem de forma crítica as produções audiovisuais contemporâneas. Sob perspectivas teóricas de diferentes autores no campo da comunicação, os textos buscam compreender os novos modos de produção, circulação e participação presentes nas séries de TV, nos filmes, nos documentários e outros conteúdos audiovisuais.

O site funciona também como um repositório dos blogs produzidos pelos alunos das disciplinas ministradas na graduação e pós-graduação pela professora Gabriela Borges desde 2007.

#Observatório

O #Observatório é uma série audiovisual exclusiva para a web produzida pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual. Até março de 2018 foram publicados sete vídeos, apresentando entrevistas com 15 pesquisadores do Brasil e do mundo, os quais já alcançaram 1570 visualizações totais através da página oficial do Observatório no Facebook. Foram discutidos temas ligados à convergência, competências midiáticas, qualidade do audiovisual, consumo e produção de conteúdo, cultura de fãs, cidadania e ética.

Podcast #Observatório

Este formato tem como objetivo produzir entrevistas com pesquisadores do Brasil e exterior sobre temas relevantes no campo da Comunicação. Disponibilizado para veiculação em rádios, serviços de streaming e redes sociais, o propósito principal é repercutir reflexões críticas e atuais do panorama midiático latinoamericano e suas especificidades, como, por exemplo, a relação entre mídia, consumo e educação. Com este projeto sobre narrativas seriadas ficcionais brasileiras, o podcast #Observatório busca ocupar novos espaços de reflexão.

Redes Sociais

Siga o #Observatório!