Observatório da Qualidade no Audiovisual

Estudos de caso

O ambiente de convergência alterou de forma decisiva os modos de pensar, produzir, distribuir e consumir televisão, é a partir deste contexto que a social TV se configura. Ao estabelecer uma relação simbiótica entre a televisão e o ciberespaço, o fenômeno potencializa e reconfigura a conversação em torno do conteúdo televisivo e a experiência coletiva. Os estudos de caso apresentados abaixo abrangem produções nacionais e internacionais, refletindo sobre as novas formas de participação, interação e produção de conteúdo estabelecidas pela social TV.

SIGILIANO, D. Social TV: o laço social no backchannel de The XFiles. Mestrado em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2017.

SIGILIANO, D. Social TV: o ciber-watercooler de Pretty Little Liars e The Voice. Especialização em Jornalismo Multiplataforma, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2014.

SIGILIANO, D.; BORGES, G.  The expansion of the fictional universe of The X-Files on social TV. Dígitos – Revista de Comunicación Digital, v. 4, p. 151-164, 2018.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. The X-Files: uma análise das estratégias de social TV do perfil @thexfiles. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 14, p. 68-89, 2017.

SIGILIANO, D.; BORGES, G.  A Rede Globo no ecossistema da Social TV: uma análise sobre as postagens do perfil @redeglobo no Twitter. In Texto (UFRGS. Online), v. 36, p. 103-120, 2016.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. . O diálogo entre a complexidade narrativa e a social TV no projeto XFRewatch da série The X-Files. ANIMUS – Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 15, p. 293-311, 2016.

BORGES, G.; SIGILIANO, D. Television dialogues in Brazilian fiction: Between production and consumption. Applied Technologies and Innovations, v. 12, p. 1-17, 2016.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. The Voice: novas formas de participação e interação na segunda tela. Rumores (USP), v. 9, p. 52-71, 2015.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. A expansão do universo ficcional de Homeland na segunda tela. Culturas Midiáticas, v. 8, p. 1-15, 2015.

BORGES, G.; SIGILIANO, D. Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV. Lumina (UFJF. Online), v. 7, p. 1-16, 2014.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. Social TV: a sinergia entre as hashtags e os índices de audiência. Revista Geminis, v. 1, p. 106-119, 2013.

BORGES, G. ; SIGILIANO, D.. Os Universos Ficcionais Transmídia e a Cultura Participativa: Análise da Complexidade Narrativa de O Rebu e sua Repercussão no Twitter. In: Gabriela Borges; Vicente Gosciola; Marcel Vieira. (Org.). Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário. Volume IV. 1ed.São Paulo: CIAC / Socine, 2015, v. IV, p. 70-87.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. XFRewatch: as ressignificações do universo ficcional de The X- Files no Twitter. In: IX Simpósio Nacional ABCiber, 2017, São Paulo, 2017. p. 1-16.

SIGILIANO, D; CAVALCANTI, G.; BORGES, G. Feminismo e TV Social: A Repercussão dos Telespectadores Interagentes sobre o Empoderamento de Dana Scully em The X-Files. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017. p. 1-15.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. Transmedia Literacy: uma análise da repercussão das estratégias transmídia de The X-Files. In: I Congresso de TeleVisões, 2017, Niterói. Anais do I Congresso de TeleVisões. Niterói: UFF, 2017. p. 1-22.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. O diálogo entre a complexidade narrativa e a social tv no projeto xfrewatch da série The X-Files. In: XXV Encontro Anual da Compós, 2016, Goiânia. , 2016.

Redes Sociais

Siga o #Observatório!