Observatório da Qualidade no Audiovisual

Que Talento!

Que Talento! foi a primeira série original brasileira para o Disney Channel, a trama é produzida pela Cinefilm e coproduzida pela Intro Pictures e Buena Vista International. A série é uma comédia musical e aborda o cotidiano da agência de talentos Barulho Talents, comandada por Champ (Gabriel Calamari) e na escola E=MC2, onde os personagens estudam. Champ leva para a agência Bruno (Bruno Martini), um músico que foi substituído da banda Os Açucarados por seu rival, Gelzinho (Jonathan Well). Champ é primo de Mayra (Mayra Arduini), que acabou de chegar do interior para morar com a família. Mais tarde, Bruno e Mayra se juntam e formam um grupo musical chamado College 11.

Além disso, a Barulho Talents possui outros integrantes. Frank (Johnny Franco) é um ator que só consegue papéis em filmes de terror independentes, geralmente interpretando papéis de monstros e zumbis. Shirley (Gabrielle Varcica) uma garota determinada a entrar no Guiness Book a qualquer custo. Chororô (Isabella Costa) se inscreveu para a Barulho Talents para descobrir seu talento. Milton Carter (Pedro H. Meirelles) é um hipnotizador que tenta seguir os passos do avô. E ainda há Hiroshi (Cristiano Kunitake), um excelente jogador de futebol. Para gerenciar esse lugar, Champ conta com a ajuda de seus irmãos, João (Bruno Gonzales) e Carol (Nathalia Cano).

Na terceira temporada outros personagens se integram no elenco, como Victoria (Valeria Baroni), prima de Shirley, Lucas (Bruno Peixoto), que gerencia o Youclub e vive um romance com Mayra. Além de Sarita (Isabella Scherer), que está disposta a se tornar uma grande estrela.

Para divulgar as notícias da empresa, a Barulho Talents utiliza uma plataforma digital para realizar conversas através do chat entre os integrantes do grupo. O canal também divulga suas histórias e situações que acontecem no cotidiano dos integrantes. A partir dessas conversas, o público acompanha as histórias que acontecem na casa de Champ, na escola E=MC2, onde todos estudam, e nos shows da College 11. Todos os episódios abordam o ambiente tecnológico em que vivem crianças e jovens nos dias de hoje, como: vídeos que se tornam virais, situações que acontecem na Internet.

A série Que Talento! foi exibida ás 19h30 da noite aos sábados e domingos no Disney Channel. A faixa de horário destinada à produção dialoga com o público juvenil ao qual a produção pretende atingir.

A Disney optou por produzir a série após os integrantes da banda College 11 participarem de dois episódios da primeira temporada da série Violetta. A partir disso, o Disney Channel decidiu encomendar um piloto de uma série de comédia onde ambos componentes da banda estariam envolvidos. Em meados de novembro de 2013, foi gravado um piloto, mas apenas em fevereiro o Disney Channel aprovou a gravação da primeira temporada de Que Talento!

A série apresenta um enredo que explora de números musicais no decorrer dos episódios. Desta forma, a produção dialoga com séries e franquias estadunidenses produzidas pela própria Disney. Como, por exemplo, High School Musical, Camp Rock entre outras.

Na maior parte dos episódios a trama se passa na escola E=MC2 e na agência de talentos Barulho Talents. Os dois ambientes são fundamentais para o enredo, já que são os principais cenários onde as ações dos personagens se desenvolvem. A escola é o local em que as pessoas que participam da Barulho Talents se encontram. Por se tratar de um ambiente educacional, o colégio é composto por salas de aula, carteiras, refeitório, murais de aviso nos corredores, entre outros. Todos esses elementos contribuem para a imersão do telespectador na trama, já que nos remetem a um ambiente de ensino. Já a Barulho Talents é o ambiente em que os personagens treinam seus talentos. Dessa forma, o lugar foi palco de muitas apresentações musicais e artísticas durante a série. O cenário explora de elementos descontraídos como: instrumentos musicais, objetos de decoração. Além de objetos como placas trânsito, sinalizações, entre outros que nos remetem a um ambiente de uma garagem que é o lugar onde a Barulho Talents está localizada.

A série conta com personagens adolescentes. Desta forma, o vestuário utilizado é composto por roupas joviais, com peças despojadas, coloridas, estampadas, entre outras. Apesar de frequentarem um colégio, na escola E=MC2 não há obrigatoriedade de uso de uniforme, desta forma os personagens se vestem como quiserem para assistir às aulas. Neste contexto, em cenas do cotidiano, como na escola, as roupas utilizadas são mais simples. Já em ocasiões especiais, como apresentações musicais, os figurinos dos personagens passam a ser mais glamorosos, utilizando de peças com brilho e acessórios. Por ser um figurino que remete ao público adolescente, a caracterização contribui para trazer verossimilhança e para gerar identificação com o público alvo da série.

A trilha sonora de Que Talento! é composta, em grande parte, pelas canções originais da banda College 11 que integra a trama da série. Muitas vezes, as músicas eram executadas no decorrer dos episódios através das apresentações da banda. Já em outros casos, as canções eram inseridas em cenas do cotidiano dos personagens, sem que houvesse um momento dedicado, especificamente, para uma apresentação. Por determinação do Disney Channel as músicas da série eram compostas em inglês. Entre as canções que compõem a trama estão: “We Got Talent”, “Get Up”, “Home”, “Rock It”, entre outras. As faixas posteriormente fizeram parte de álbuns musicais com a trilha sonora de cada temporada da série.

Que Talento! apresenta uma fotografia naturalista, explorando de cores como amarelo, roxo, azul, através dos figurinos e dos cenários. No decorrer da série existem pequenas mudanças na fotografia como, por exemplo, para sinalizar uma sequência fantasiosa. Entretanto, a fotografia não apresenta nenhuma influência direta no desenvolvimento da trama.

A partir das conversas pela internet, os personagens contavam a seus amigos determinada aventura que viveram. Como os relatos eram intercalados com o arco narrativo do episódio, em alguns momentos eles funcionavam como uma narração dos acontecimentos que estariam por vir. Como, por exemplo, no episódio “Que Talento” da primeira temporada em que Mayra (Mayra Arduini) conta como foi a gravação no estúdio depois da confusão na Barulho Talents e logo depois a cena da banda tocando no estúdio é exibida. Apesar de se passar no futuro em momentos pontuais, a trama possui edição linear, ou seja, os arcos narrativos seguem uma ordem cronológica.

Que Talento! é uma série de comédia musical que traz em sua narrativa as confusões e aventuras do cotidiano dos personagens. Apesar de explorar situações engraçadas em grande parte dos episódios, a produção também aborda temas pertinentes como o poder de tomar decisões, responsabilidades, compromisso com os estudos, relacionamentos, entre outros. Por outro lado, a série aborda esses assuntos de forma superficial, explorado apenas para desenvolver a trama. Neste sentido, a trama não promove o debate dos temas de forma a agregar conhecimento ao público.

A série não apresenta grande diversidade entre seus personagens. A grande parte dos personagens possuem pele clara e pertencem a classe média alta. Como, por exemplo, os Mayra (Mayra Arduini), Champ (Gabriel Calamari), Bruno (Bruno Martini). Na segunda temporada a personagem Chororô (Isabella Costa) integra a trama e é a única personagem negra na série.

A produção apresenta uma dinâmica específica, em que existe a constante comunicação dos personagens através da internet. Durante a trama os personagens também interagem com celulares, produzem vídeos para o Canal da Barulho Talents no YouTube, etc. Além disso, os personagens apresentam dilemas nos relacionamentos e nos estudos no decorrer da trama. Esses elementos apresentados são marcantes entre os jovens. Outro fator presente entre adolescentes é a admiração por artistas, youtubers, entre outros. Neste sentido a produção contou com um episódio em que os youtubers Marimoon, Becca Pires, Bruna Vieira, Maira Medeiros e Igor Saringer fizeram parte da trama como personagens. Desta forma a série promove uma grande identificação com o público juvenil.

A série promove a imaginação do público a partir do uso de sequências fantasiosas. Como, por exemplo, no episódio “Frank de volta a Hollywood” Carter (Pedro H. Meirelles) sonha com Frank (Johnny Franco), ou no episódio “O College voltou” em que Bruno (Bruno Martini) passa a ver e ouvir música em todos os lugares.

A série possui como protagonistas os personagens Mayra (Mayra Arduini), Bruno (Bruno Martini) e Champ (Gabriel Calamari). Mayra e Bruno são amigos que integram a banda College 11. Mayra (Mayra Arduini) é meiga, gentil e uma das garotas mais populares da escola E=MC2, já Bruno (Bruno Martini) é um garoto tímido, atrapalhado e que possui uma grande paixão pela música. Champ (Gabriel Calamari) gerencia a Barulho Talents e está sempre com uma nova ideia para alavancar o sucesso dos integrantes da agência.

Os episódios de Que Talento! iniciam-se com um equilíbrio, logo depois surge uma situação de conflito gerada por algum personagem. E, por fim, já no final do episódio esse desequilíbrio é solucionado. No decorrer da trama há inserções dos personagens conversando entre si por meio de chat na internet, o que muitas vezes, acaba funcionando como uma narração dos acontecimentos do episódio.

Que Talento! é inovadora ao inserir a comunicação através da tecnologia no desenvolvimento da trama. Além de incorporar a dinâmica dos dispositivos móveis, a produção também aborda temas que envolvem o uso da tecnologia na trama como vídeos que viralizam na internet, memes, entre outros. Desta forma, a série consegue promover um diálogo mais próximo do público adolescente. Que Talento! também contribui para a identificação do público ao  apresentar diversos elementos presentes no universo adolescente, como dúvidas sobre o futuro, problemas com a escola e relacionamentos além da presença de youtubers na trama. Apesar de incentivar o diálogo com o público juvenil, a série não promove discussões aprofundadas sobre esses temas.

A página do Disney Channel no Facebook e a conta no Twitter apresenta publicações sobre novidades de Que Talento!além de fotos e vídeos da série. Através do canal do Disney Channel no YouTube são divulgados os vídeoclipes da banda College 11, vídeos de bastidores, teasers de episódios, entre outros conteúdos da série.

O Disney Channel realizou uma ação na página do Facebook para promover a série. O trio de protagonistas (Mayra, Champ e Bruno) participaram de um hangout exclusivo para os leitores no Google+ da Revista Atrevida.

Por Mariana Meyer

 

Ficha Técnica:

  • Criadores: André Rodrigues
  • Diretores: Daniel Caselli e Juliana Vonlaten
  • Elenco: Gabriel Calamari, Bruno Martini, Mayra Arduini, Johnny Franco, Gabrielle Varcica, Cristiano Kunitake, Bruno Gonzales, Nathalia Cano, Pedro H. Meirelles, Isabella Costa, Isabella Scherer, Valeria Baroni, Bruno Peixoto e Jonathan Well.
  • Exibição: 24/05/2014 a 15/04/2016
  • Temporadas: 3 temporadas
  • Número de episódios: 52 episódios
  • Duração: 22 minutos

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar

Redes Sociais

Siga o #Observatório!