Observatório da Qualidade no Audiovisual

Sobre

O Observatório da Qualidade no Audiovisual foi criado em 2013 com o intuito de operar como um espaço de debate e de produção de conteúdo de caráter experimental a partir da curadoria, análise e crítica da produção audiovisual contemporânea, especialmente brasileira, para televisão, internet e outras plataformas de convergência.

É conduzido e co-gerido pelos alunos da graduação em Jornalismo e Rádio, TV e Internet e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrado ao grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia midiática (CNPQ/UFJF) o projeto se iniciou a partir do financiamento recebido no Edital Universal 2013 da Fapemig. Desde lá o grupo cresceu e os projetos expandiram e se diversificaram.

Em termos teóricos, o foco principal do Observatório é colocar em diálogo os conceitos de qualidade audiovisual e literacia midiática. Realizamos a curadoria de conteúdos criativos que oferecem experiências diferenciadas para/com o público para elaborar um repertório de boas práticas no meio audiovisual que atua como referência cultural, audiovisual e bibliográfica. Visamos assim promover o desenvolvimento da literacia midiática, que se mostra essencial na sociedade contemporânea em função da relevância que as mídias ganharam na intermediação das relações sociais.

A relevância deste projeto se evidencia também na sua interdisciplinaridade, uma vez que tem o intuito de agregar diversos agentes sociais a partir desta problemática. Buscamos, assim, formar uma rede com pesquisadores, produtores, educadores e outros agentes culturais e organizações da sociedade civil para gerar e fomentar nossas atividades.

Pretendemos ainda ampliar este debate para as escolas e para o mercado profissional de comunicação, principalmente na região da Zona da Mata mineira. Para isso, formamos nossos alunos não apenas no sentido de se familiarizarem com os métodos de pesquisa científica e sua aplicação por meio da extensão, mas também promovemos uma educação crítica e autônoma que tenha reflexos na prática profissional e na formação de cidadãos ativos e intervenientes na sociedade em que vivem.

O Observatório da Qualidade no Audiovisual procura ser, também, um espaço de formação que tem como foco a experimentação na produção de conteúdo para multiplataformas. Para isso, criamos esta plataforma hipermídia que serve como uma espécie de repositório dos vários projetos de pesquisa, extensão e ensino e, também, como mídia base para se trabalhar a divulgação científica na internet por meio das redes sociais digitais. Criamos perfis no FacebookTwitterInstagramYouTube e Spotify e produzimos conteúdo em linguagem específica a partir de planejamento estratégico de produção e circulação de mensagens para cada um deles. O trabalho com a internet e as redes sociais digitais é realizado a partir de uma dupla perspectiva, divulgação científica de resultados de projetos e formação para a produção experimental de conteúdo.

Grupo

Coordenação 

Gabriela Borges Martins Caravela (UFJF)
Daiana Maria Veiga Sigiliano (UFJF)
Leticia Barbosa Torres Americano (UFJF)

Pesquisadores

Márcia Barbosa da Silva
Maria Alzira de Almeida Pimenta
Martha Maria Prata Linhares
Monica Fantin
Noeli Batista dos Santos
Vitor Lopes Resende
Alexandre Alvarenga

Colaboradores estrangeiros

Hudson Moura
Jorge Abelardo Cortés Montalvo
Jose Ignacio Aguaded Gomez
Lilia Rosa Ávila Melendez
Mario Montanez
Mirian Nogueira Tavares
Raquel Pacheco
Yamile Sandoval

Estudantes em formação

Antonio Bastos
Antonio Carlos Nicolau
Caíque Cahon
Carlos Eduardo
Clara Portella
Davi Barroso
Eutália Ramos
Felipe Gasparete
Fhernanda Ya Ya
Gabriel Telles
Guilherme Rocha
Hyrlla Thomé
Júlia Garcia Gouvêa Andrade
Luísa Guimarães
Lucas Caetano
Lucas Vieira
Luma Perobeli
Matheus Soares
Nayara Zanetti
Paulo Medeiros
Rebeca Telles
Ricardo Souza
Vinicius Guida
Vitor Roko

Estudantes formados

Bernardo Baptista Lara
Camilla Marangon Feitoza
Daniela Pires de Castro Miranda
Daniela Santana de Oliveira
Guilherme Freire
Iago Rezende de Almeida
João Pedro Da Costa
Leandro Carneiro
Leony Oliveira de Lima
Lilian de Freitas Delfino
Mariana Aguiar Meyer
Mariana Floriano
Matheus Tavares
Michele Evangelista Valle
Pedro Martins
Rafael Lucas Vieira Donizete
Raiza Silva Campos
Renata Dorea
Tatiana Vieira Lucinda

Contato

Gabriela Borges – Faculdade de Comunicação
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – São Pedro, Juiz de Fora – MG, 36036-900

Redes Sociais

Email: observatoriodoaudiovisual@gmail.com

 

Apoio

Parceiros