Observatório da Qualidade no Audiovisual

Trovoa

Trovoa é uma fanfic publicada no site Spirit Fanfiction, com 34 capítulos inspirados no casal Limantha, vivido por Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio) da 25ª temporada de Malhação: Viva a Diferença (2017-2018, TV Globo). Postada do dia 30/12/2017 e finalizada em 09/06/2018, a trama tem 46.038 visualizações, foi favoritada por 442 users e recebeu 201 comentários. Cada capítulo possui entre 1500 a 2200 palavras, com exceção das duas últimas edições, que possuem de 4000 a 7000 palavras. Sua classificação etária é de 18 anos, categorizada nos gêneros:  Festa, LGBT, Yuri (Lésbica), com avisos que trata de assuntos como álcool, bissexualidade e drogas.

A fanfic foi criada pela usuária _Astronautaa, identificada pelo nome de Brandi, ativa desde 2017 na página. A escritora de São Paulo, se apresenta como do gênero feminino e possui 82 histórias escritas sobre séries como Once Upon a Time e Wynonna Earp e Malhação.

Jenkins (2012) afirma que fanfics permitem a expansão e a reconstrução de universos ficcionais já existentes, permitindo aos fãs a criarem novas perspectivas a respeito dos personagens já existentes, moldando a história de forma diferente da imaginada pelo autor original. Elas permitem também que os fãs formem redes de conexões entre si, criando comunidades que podem se ajudar em diversos aspectos a partir de feedbacks sobre a escrita e a transformação dos personagens. Isso pode ser observado nos avisos encontrados no site a respeito das fanfics, afirmando que: “Alguns dos personagens encontrados nesta história e/ou universo não me pertencem, mas são de propriedade intelectual de seus respectivos autores. Os eventuais personagens originais desta história são de minha propriedade intelectual. História sem fins lucrativos criada de fã e para fã sem comprometer a obra original. ”

Discorrendo sobre o tema, Jenkins (2012) aponta que existem cinco motivações para que fãs comecem a escrever fanfics para que assim, possíveis situações que não foram exploradas na narrativa original, seja desenvolvida em outra visão. Com base nesses estudos, identificamos em Trovoa as motivações de ‘Potenciais’, onde a autora explora um universo com projeções do que poderia ter acontecido além dos limites impostos na série; e ‘Contradições’, onde são introduzidos dois ou mais elementos na narrativa, intencionais ou não, sugerindo possibilidades alternativas para os personagens.

Em Trovoa a autora desenvolve um novo começo para o relacionamento do casal Limantha, mudando não só o local do primeiro beijo das duas, como também o início da aproximação das personagens, que no enredo fictício, passam a ter que conviver por causa de um trabalho de Literatura e também dando um novo futuro para o casal.

A autora também explora o universo utilizando referências de outras narrativas, fazendo um crossover, uma junção de diferentes histórias que se ou não relacionam em seu âmbito original, mas que possuem sua própria narrativa. Ela identifica no último capítulo que existem algumas referências durante o mesmo sobre a série The Fosters, do canal americano ABC, mas que desistiu de realizar o crossover completo.

Dimensões da competência midiática

  • Linguagem

Trovoa possui uma linguagem simples, começando sempre com um pensamento de Samantha sobre a sua vida e a sociedade. Ela contextualiza os acontecimentos antes dos diálogos, criando uma cena completa para a imaginação do leitor. A autora também explora o uso de diferentes linhas temporais, trabalhando bastante com o passado e o futuro dos acontecimentos, deixando claro em que momento a narrativa se encontra. Toda a história se passa pela visão de Samantha, que passa ser a narradora do enredo.

Trovoada ainda apresenta em seu último capítulo uma perspectiva de anos depois do início do relacionamento de Lica e Samantha, dando uma visão do que aconteceu com a vida das personagens depois de 5 anos, situação que dialoga com o jogo de linha temporal que a autora utiliza ao longo da fanfic.

  • Ideologia e Valores

A dimensão de Ideologia e Valores é entendida por Ferrés e Piscitelli (2015) como a capacidade de modificar produtos midiáticos para quebrar padrões e estereótipos estabelecidos pelos mesmos, dando espaços a vozes que ainda não tinham sido ouvidas antes. Em Trovoa a quebra de padrões se estabelece no romance LGBT entre Lica e Samantha, sendo o primeiro casal lésbico na novela adolescente em todas as suas temporadas.

A autora também escreve sobre a experiência de ser mulher na sociedade, em como o machismo estabelece uma “fórmula de bolo” para a vida das mulheres, que são criadas apenas para cuidar da casa e da família. Esses conceitos são abordados em um dos pensamentos de Samantha, mas que podemos identificar como um posicionamento da autora sobre o tema.

Esse tipo de assunto é levantado em diversas introduções de capítulos, onde há um maior aprofundamento do íntimo da personagem.

  • Estética

Seguindo os estudos de Ferrés e Piscitelli (2015) a dimensão de Estética se encaixa na capacidade de criar mensagens mais criativas, transformando-as em códigos mais compreensíveis e que facilite no desenvolvimento da criatividade do público.

A fanfic possui uma capa ilustrando Samantha e Lica separadas por um relâmpago que é inserido entre as personagens. A capa ainda possui a frase “minha carne é de carnaval, meu coração é igual” em referência a música Swing de Campo Grande da banda Novos Baianos. A capa também apresenta o nome da fanfic em letras grandes brancas, com exceção da letra T, apresentada na cor vermelha. A capa é a única foto presente nos capítulos que fazem parte desta fanfic.

A autora também se mostra acessível, dialogando com seus leitores e respondendo os comentários deixados nas fanfics. Ela também deixou seu Twitter disponível para quem se interessasse em conversar e conhecer mais sobre ela.

Por Pedro Martins

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar

Redes Sociais

Siga o #Observatório!